quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Educação a Distância

O Ministério da Educação e Cultura (MEC), através de Leis e Decretos estabelece regras e amplia as possibilidades para a modalidade a distância de tal forma que os alunos devem ter apenas duas preocupações; A primeira é saber se a instituição de ensino passou pela aprovação do MEC e a outra é ter a consciência de que EaD não é uma “fábrica de diplomas” e sim, uma modalidade de ensino que exige muita dedicação, uma modalidade de ensino que existe desde a muito tempo. Se formos analisar a fundo a história da EaD encontraremos em 1728, um anúncio no Jornal Boston Gazette de Caleb Phillipps, professor de estenografia que dizia que as pessoas que desejassem aprender a técnica poderia receber em sua casa várias lições semanais, mesmo morando fora de Boston. Em 1840 no Reino Unido, Isaac Pitman também oferecia o curso de estenografia por correspondência. Isso mostra que mesmo utilizando o sistema postal a educação a distância já era utilizada. Em 1937 foi criado no Brasil o Serviço de Radiodifusão Educativa do Ministério da Educação. Em 1939 o húngaro Nicolás Goldberger criou a primeira escola de Educação a Distância no Brasil, o Instituto Monitor. Agora, fazendo uma análise profunda, até de mais, as epístolas de São Paulo e os 10 Mandamentos bíblicos podem ser caracterizados com Educação a Distância. Então temos que parar de colocar a barreira do “É NOVO” na Educação a Distância e começar a discutir as novas tecnologias e facilidades para a aplicação desta modalidade de ensino, como por exemplo a realidade virtual, os avatares em MDV3D e a telepresença de uma forma geral.

3 comentários:

  1. É... experiência muito clara o fato de ter que dedicar-se ao fazer um curso em EaD...
    É necessário ter disciplina para fazer os seus horários...
    Tenho achado uma experiência única e instigante estudar desta forma.
    É sua primeira experiência em EaD???

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  2. Não Ana Helena, já tiver várias experiência em EAD, tanto com técnico, graduação e pós-graduação em diversas instituições.

    []s

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  3. Olá, Edgar

    Concordo com você, pois também acho que a EaD não é uma fábrica de diplomas, pois exige muita disciplina, estudo e dedicação. Ainda existe muito preconceito quanto à qualidade dos cursos, por isso, da mesma forma que nos presenciais, é fundamental procurar uma instituição séria e credenciada.
    O que mais me encanta na EaD é a concretização da premissa "o aluno como sujeito da própria aprendizagem", pois sabemos que o que garante o ensino-aprendizagem é a qualidade tanto do ensino quanto da aprendizagem. E isso só é possível com profissionais qualificados e aprendizes motivados.

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